Manicuro faz sucesso entre as mulheres em Atibaia 6 anos ago

Há muitas profissões que antes eram estereotipadas por um gênero específico que hoje são ocupadas por homens e mulheres. Na área da beleza, por exemplo, os homens foram ganhando espaço em todos os segmentos, passando de massagistas a cabeleireiros e até mesmo manicures (ou “manicuro” – como ficou popularmente conhecido).

Rafael Gonçalves, por exemplo, hoje é instrutor de manicure, maquiagem e designer de sobrancelhas na Infobeleza – escola para profissionais da Beleza. Ele começou nessa área fazendo trabalhos aos finais de semana até que mergulhou de vez na profissão. Atuou como cabeleireiro, maquiador e depois também foi ‘manicuro’.

“Até em um momento eu abri o meu próprio salão de cabeleireiro e resolvi fazer o curso de manicure. Sempre achei uma arte maravilhosa de embelezamento das mãos. Confesso que no começo até eu achei um pouco diferente um homem fazendo unhas. Na sala de aula só tinha eu de homem, mais as mulheres achavam e ainda acham um máximo. Fico muito feliz por poder quebrar um tabu e perceber que o preconceito está ficando cada vez mais no passado”.

Rafael conta que no salão, quando está atendendo, as clientes ficam surpresas quando encontram um homem como manicure. “Geralmente elas me perguntam: ‘você que faz as unhas? Nossa, que diferente. Nunca vi um homem fazendo unhas’. Depois elas achavam um máximo por ser diferente”, conta.

Para o especialista em manicure, esse estereótipo de gênero para cada profissão é uma coisa do passado: “Eu acredito que hoje em dia não existe mais, todos podem exercer qualquer função, desde que goste do que faz e que haja amor na profissão. Temos que deixar as diferenças de lado e buscar nosso sucesso profissional”, ressalta.